Java
Java e Orientação de Objetos
Java e Orientação de Objetos Linguagem de programação orientada a objetos e que pode ser usada com qualquer sistema operacional. Ideal para criação de novos sistemas desktop.
Em 1991, na Sun Microsystems, foi iniciado o Green Project, o berço do Java, uma linguagem de programação orientada a objetos. Os mentores do projeto eram Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Gosling. Eles acreditavam que, eventualmente, haveria uma convergência dos computadores com os equipamentos e eletrodomésticos frequentemente usados pelas pessoas no seu dia-a-dia.
A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:
- Orientação a objetos - Baseado no modelo de Simular
- Portabilidade - Independência de plataforma - "escreva uma vez, execute em qualquer lugar" ("write once, run anywhere")
- Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP
- Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução
Além disso, podem-se destacar outras vantagens apresentadas pela linguagem:
- Sintaxe similar a C/C++
- Facilidades de Internacionalização - Suporta nativamente caracteres Unicode
- Simplicidade na especificação, tanto da linguagem como do "ambiente" de execução (JVM)
- É distribuída com um vasto conjunto de bibliotecas (ou APIs)
- Possui facilidades para criação de programas distribuídos e multitarefa (múltiplas linhas de execução num mesmo programa)
- Desalocação de memória automática por processo de coletor de lixo
- Carga Dinâmica de Código - Programas em Java são formados por uma coleção de classes armazenadas independentemente e que podem ser carregadas no momento de utilização
Comentários
Postar um comentário