Tutorial Sistema pedidos com paradox – parte 2
Tutorial Sistema pedidos com paradox – parte 2
Neste novo tutorial a professora começou com a aplicação de um Data Module, conforme figura abaixo você pode ver como criar um novo, a e antes de tudo um aviso importante sempre quando for testar os campos não se esqueça de ativar as tabelas ,senão não funciona.
E segunda coisa para cada vez que você for arrumar nos forms as tabelas por que agora elas não estão mais lá você precisara usar file>useunit> e escolher a opção DMDados, e em todo lugar onde citava o nome de suas tabelas terá que vir com DMDados antes,por exemplo:
DMDados.TCliente.nome//esse código seria para parte do nome do cliente
E terá que fazer assim por diante em todas as tabelas.
O Data Module foi salvo como UDados, é aqui que vamos colocar nossas tabelas agora ao invés de em cada formulário temos que colocar as tabelas que vão ser utilizadas.Nas propriedades do Data Module você vai ter que configurar o name para DMDados, importante seguir essa sequencia de nomes pois você os utilizara muito mais tarde.
Agora abaixo para adiantar as coisas e para eu não ter que colocar uma imagem cada vez que adicionarmos uma tabela ,vou colocar como fica o DMDados nosso, como você poderá ver todas as 4 tabelas que já tinham padrão que eram TCliente, TProduto, TItemPedido, TProduto foram adicionadas e além também agora você tem o componente Query, que no nosso caso foram utilizadas para fazer seleções especificas nas 4 tabelas criadas com comandos SQL(certamente eles vão ser usados no projeto integrador).
Pense que o Data Module é apenas um form ,mas que fica escondido aos olhos do usuário do programa, então para adicionarmos as 4 tabelas não preciso falar nada sobre suas propriedades só adicionar como já era adicionado antes quando ia direto no form especifico.
As propriedades das Query(comandos SQL serão tratados a parte):
-QSelecionaCliente:
DataBaseName = sistemapedidos(o nome do seu alias,acho sinceramente que isto não precisava nem dizer mais, por via das duvidas ai está.
DataSource = DSCliente
Name = QSelecionaCliente
Conjunto com esta query também deverá ser adicionado um Data Source:
Name = DSSelecionaCliente
DataSet = QSelecionaCliente
-QListaClientePedido:
DataSource = não precisa
Name = QListaClientePedido
-DSListaClientePedido:
DataSet = QSelecionaCliente
Name = DSListaClientePedido
-Comandos SQL
O exemplo abaixo é um padrão de sintaxe que vai ter que ser utilizado basicamente todas as vezes que você colocar uma Query.
Select (seleção) + espaço + From (origem) + espaço + nomedatabela
Para QSelecionaCliente :
select nome
from TCliente
Para QListaClientePedido:
select nome
from TPedido,TCliente
where TPedido.CodigoCliente = TCliente.Codigo
Para QListaCliente, está query servira para que caso você clique em algum cliente e escolha ele ao clicar aparecerá no dbgrid os seus pedidos
select CodigoPedido
from TPedido,TCliente
where TCliente.Codigo = CODIGO
-Para que venha automaticamente ao clique os pedidos do cliente você deverá selecionar o dblookupcombobox (tudo isso estamos falando no form relatóriopedido é claro), e ir na guia events, agora aqui para quem sabe um pouco de inglês é só relacionar palavra com seu significado real em português que logo saberá qual escolher,mas por via das duvidas digo que é o evento onclick lá você colocara o seguinte código(acho que esse código ainda está com defeito):
procedure TFRelatorioPedido.DBCRelatorioPedidoClick(Sender: TObject);
begin
DMDados.QListaClientePedido.Close;
DMDados.QListaClientePedido.ParamByName('CODIGO').Value :=
end;
Um lugar para testar se o seu comando SQL está certo é abrindo o sqlexplorer que pode ser feito pelo menu iniciar do Windows ou por dentro do Delphi em Database>Explore ,daí escolha o nome do seu alias e clique em cima ao clicar aparecerá igual a tela embaixo e na aba enter SQL você poderá escrever o código e “executar para ver se esta certo no símbolo que parece um raio.
-Form Relatório Pedido
Os componentes adicionados foram um dblookupcombobox,que pode ser encontrado na aba Data Controls e um dbgrid que também esta na mesma aba.
-As propriedades do dblookupcombobox são:
DataSource = DMDados.DSListaClientePedido
DataField = nome
-Form MostraCliente
Foi adicionado um DBGrid para listar os clientes da tabela clientes,este foi o primeiro exemplo que a professora deu em sala de aula . Não se esqueça de mudar o name do form para FMostraCliente .Nas configurações do dbgrid :
DataSource = DMDados.DSCliente
Assim mostrará os dados dos clientes cadastrados.
Comentários
Postar um comentário